Como cozinhar Feijão

Brasileiro adora feijão! Mas o feijão precisa de mais atenção para fazer. De qualquer forma é muito fácil. Temos que ter em atenção algumas coisas que vou citar a seguir, então você vai saber.

Cozinhar feijão passo a passo

Para cozinhar feijão é preciso deixar de molho na água de um dia para o outro. Assim o feijão vai cozer muito mais rápido independente se você vai fazer numa panela normal ou panela de pressão.

Porque devo deixar o feijão de molho?

Para hidratar o feijão e retirar as substâncias que provocam muitos gazes. E se puder deixe de molho por 2 vezes. Jogue fora a primeira água e acrescente nova água e deixe pelo menos por 12 horas de molho. Assim vai cozer rapidamente o feijão.

Quanto quilos de feijão devo cozinhar?

Vamos imaginar um almoço de domingo para 4 pessoas. Pode cozinhar 250 gramas de feijão. Depois que ele fica de molho ele cresce um pouco.

Cozinhar Feijão na panela de pressão

Faça o tempero igual ao tempo que você já aprendeu na receita do Arroz. Mas para o feijão pode adicionar 2 dentes de alhos, um ou 2 folhas de louro, uma cebola grande picada e se gosta de carne para dar aquele gostinho pode juntar nesta hora um pouco de bacon.

Quando estiver tudo a lourar acrescente o feijão, uma pitada de sal.

Qual é a quantidade certa de água para cozinhar o Feijão?

Depois que o feijão está na panela eu costumo cobrir de água uns 2 dedos.

Tampe a panela de pressão de deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue e deixe a pressão desaparecer. De seguida é só abrir e mexer bem. Nesta hora pode analisar se está cremoso ou aguado. Para ficar cremoso você pode amassar alguns feijões e deixar cozinhar mais um pouco.

Cozinhar Feijão na panela normal

Faça o tempero como falei acima, acrescente o feijão a água e comece a cozinhar.

Pode contar com uma hora aproximadamente de cozedura. A vantagem da panela normal é que você pode ir vendo como está ficando.

Criatividade

Feijoada de feijão preto é uma comida com origem africana. Os povos de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e outros países da África sempre usaram o feijão na sua gastronomia.

A história da feijoada vem dos tempos dos escravos, quando os patrões matavam os porcos e ficavam com as melhores partes, distribuía as partes menos interessantes para os serviçais levarem para comer na senzala.

Era lá que acontecia a magia. Secar e salgar a carne para demorar mais tempo e depois cozinhar junto com o feijão.

Por isso ao cozinhar o seu feijão pode sempre usar da criatividade. Se tiver bacon, ou pedaços de carnes, pode fazer o refogado para dar aquele gostinho.

Sobrou feijão e agora?

Você pode congelar o feijão. Eu sugiro congelar em pequenas rações, pequenas porções. Assim imagina que você vai trabalhar amanhã e vem almoçar ou jantar em casa. Você pode retirar o feijão do congelador e colocar na pia durante a noite e quando sair para o trabalho coloque na geladeira.

Desta forma você vai congelar e descongelar o feijão mantendo todos os nutrientes.

Bom apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *