Que grande Fod@!

Eu sei que é um palavrão. E se é a primeira vez que você escuta isso, tenha calma porque trata-se de um festival gastronómico numa cidade em Portugal. Então vamos lá entender isso: A Feira da Foda é uma grande festa realizada na Aldeia de Pias em Monção. A Foda por assim dizer é maneira usada para cozinhar as cabras e ovelhas em potes de barro no forno a lenha.


Esta tradição é muito antiga e ficou vulgarizada em toda a região por causa de uma aldrabice por parte dos pastores que vendiam as ovelhas na feira. Para poderem fazer melhor negócio, os Pastores do Gado na noite que antecedia a feira, colocavam muito sal na comida dos bichos, estes passavam a noite toda a beber água. Assim na feira tinham uma aparência de gordos e bem pesados.


O termo foda surgiu quando as pessoas que iam fazer negócio na cidade se apercebiam que os animais em casa chegavam muito mais magros. Na Feira os bichos apareciam muito gordos e bem tratados. Então num ato de raiva e frustração exclamavam em bom português… que grande fod#!

Em Porugal come-se muito bem e este borrego (ovelha) na região como ficou conhecido por este palavrão… as pessoas quando iam cozinhar as ovelhas diziam: Vamos meter esta Fod$ no forno.

Espero que tenham gostado desta história.


Se você puder eu vou ficar muito contente se você partilhar isso no seu Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *